terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Bens tombados de Três Corações - Caixa d'água da Rede Ferroviária


Caixa D'água da Rede Ferroviária




HISTÓRICO

A história da ferrovia em Três Corações se confunde com a história da cidade pois caminharam e cresceram juntas nos mesmos trilhos. A caixa d'água de abastecimento dos trens é um episódio dentro dessa história e acabou sendo um marco dentro do bairro onde foi instalada.
Segundo ferroviários aposentados e moradores do entorno sua construção se deu na época da construção da 1ª ponte de ferro, 1894, que ligava o bairro às oficinas da rede.
Filhos de ferroviários lembram a Caixa D'água do Triângulo, onde jogavam futebol à margem da linha; além de abastecer os trens que por ela passavam moradores dos arredores utilizavam a água para uso doméstico levando para casa e as lavadeiras se reuniam ali para a realização de suas tarefas diárias. Os atletas também bebiam da água e se lavavam durante e depois dos jogos.
Com isso, durante muitos anos, a caixa d'água foi uma referência para os moradores do bairro e uma necessidade de vida.
Na época a água não era encanada e assim a caixa d'água era essencial e de muita importância.


Não é um imóvel de beleza arquitetônica, mas sim de valor histórico e sua preservação foi solicitada também por moradores do bairro que deixaram ali pedaços de suas vidas.
Sem data precisa da informação, o ferroviário aposentado Sr. Orlando Isabel relatou que a caixa d'água sofreu uma reforma no piso por causa de infiltração na sua base. O imóvel estava se inclinando para o lado da linha e este desvio de prumo fazia com que a água que dali jorrava pelo ladrão caísse fora da caldeira.
Segundo outro ferroviário Sr. Horácio Celestino, foguista da Rede, vários acidentes aconteceram nas imediações da caixa d'água devido a problema de "posicionamento da chave de trilho" que descarrilhava os trens causando grandes transtornos aos moradores vizinhos.
No início existiam apenas cinco ou seis casas na margem da linha, moradores e trabalhadores da Rede. Com o tempo as casas foram aumentando e o bairro foi sendo criado.
A água distribuída pela caixa d'água vinha de uma grota existente numa mata que ainda existe, hoje Chácara das Rosas.
A partir da década de 80, a caixa d'água foi desativada restando apenas sua estrutura histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário